Facebook LinkedIn Instagram Spotify

Publicações

Serviço Nacional de Saúde - Breve interpretação e Linhas para a sua Transformação


FUNDAÇÃO PARA A SAÚDE – SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

“A democracia portuguesa celebra neste ano de 2019 o que consideramos ser a maior conquista da nossa vivência coletiva dos últimos 40 anos: o Serviço Nacional de Saúde.

Por isso afirmamos: o SNS é património de todos e merece os cuidados necessários para o proteger, transformar e reforçar, para que possamos orgulhar-nos da sua continuidade.

Não há futuro sem memória e por isso importa reafirmar que nos últimos 50 anos muito mudou em Portugal e no Mundo. A expressão desta mudança é patente seja nas transições demográfica, epidemiológica, tecno-científica e digital, seja na alteração das estruturas sociais, da mobilidade humana, da multiculturalidade, do ambiente – com as implicações políticas, organizacionais e éticas decorrentes.

Estas novas realidades, diversas mas interdependentes, requerem uma nova visão sobre, por um lado, como promover a saúde e por outro como realizar uma “transição assistencial” e encontrar novos modelos de organizar os serviços para prestar melhores cuidados.

É nossa convicção que só uma nova visão para o SNS poderá superar os atavismos de uma cultura de desconfianças, burocrática, centralista, baseada no comando-controlo vertical, que desresponsabiliza e desmotiva. Estes são atributos que ainda predominam no Estado e na administração pública portuguesa.

O presente texto destina-se a todos os cidadãos interessados na evolução do SNS, alicerça-se numa interpretação do seu percurso desde antes de existir até hoje, e propõe várias linhas transformadoras, sistematizadas em torno de 3 eixos:

  1. O SNS como instrumento para o desenvolvimento e a coesão social – investimento que cria valor.
  2. As pessoas:
  3. a) Os cidadãos para quem o SNS existe;
  4. b) Os profissionais que a eles se dedicam.
  5. Identidade, governação e mudanças de organização no SNS - para garantir melhores respostas.

Temos a responsabilidade de participar na promoção de uma mudança que permita ao SNS: libertar-se o mais possível dos obstáculos à sua evolução, adaptar-se bem às transições, responder melhor às necessidades presentes e... preparar o futuro.

Este livro é um contributo da Fundação SNS para a mudança que se impõe e que nos permitirá honrar a história coletiva.

Não há futuro sem memória mas também não há futuro capaz se não o preparamos hoje. Todos somos interpelados a dar, cada um, o seu contributo. Lisboa, julho de 2019 O Conselho de Administração da Fundação para a Saúde – Serviço Nacional de Saúde”

Excerto do livro “Serviço Nacional de Saúde - Breve interpretação e Linhas para a sua Transformação

 

mais destaques em: Publicações

19 de janeiro de 2026 | Publicações

Manual de Exercícios Resolvidos de Farmacocinética

A Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) assinalou, no dia 27 de novembro de 2025, o lançamento da 1ª Edição do Manual APFH de Exercícios Resolvidos de Farmacocinética, durante a décima nona edição do seu Congresso Nacional.

23 de junho de 2025 | Publicações

Projeto PharmHER | Desenvolvimento da Molécula até Utilização em Meio Hospitalar: Trastuzumab Deruxtecano

A Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH), numa colaboração com a AstraZeneca e a Daiichi Sankyo, torna público o documento desenvolvido no âmbito do projeto PharmHER, focado no medicamento Trastuzumab Deruxtecano.

09 de abril de 2025 | Publicações

Manual Consulta Farmacêutica APFH

A Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) ) lança a 1ª Edição do Manual da Consulta Farmacêutica, uma obra da autoria de Ana Rita Dias, Ana Rita Fortunato e Maria Augusto.

11 de dezembro de 2024 | Publicações

Manual de Oncologia Farmacêutica

O Manual de Oncologia Farmacêutica, dos autores Manuel Morgado, Andreia Gaspar, Inês Eusébio, Mafalda Silva, Marta Mendes, Maria Olímpia Fonseca, Rute Duarte, Maria Idalina Freire, João Ribeiro, Sandra Morgado e Maria Margarida Ramos, foi distinguido com uma Menção Honrosa na candidatura ao Prémio APFH/IPSEN 2022/2023, pela reconhecida relevância dos conteúdos científicos.

23 de maio de 2024 | Publicações

Guia de Orientação para a Implementação da Consulta Multidisciplinar de Reconciliação Farmacoterapêutica

A Novartis, em parceria com um grupo de farmacêuticos e oncologistas, com o patrocínio científico da APFH, desenvolveram um Guia de Orientação para a Implementação da Consulta Multidisciplinar de Reconciliação Farmacoterapêutica.

10 de abril de 2024 | Publicações

Site dedicado aos 30 anos APFH

Datas com História em 30 anos - Disponibiliza uma versão ebook da revista e disponível para descarregar

04 de dezembro de 2023 | Publicações

Onde está o Farmacêutico Hospitalar?

A Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) deu mais um passo na missão de promover o reconhecimento do farmacêutico hospitalar, como sendo um dos elementos da equipa multidisciplinar que trabalha em prol dos doentes, assegurando tratamentos seguros e inovadores.Para reforçar essa mensagem junto da população, a APFH desenvolveu e disponibilizou um cartaz informativo que destaca algumas das principais funções desempenhadas pelo farmacêutico hospitalar. Esta iniciativa foi apresentada no XVI Congresso Nacional da APFH, onde o cartaz foi entregue a todas as instituições de saúde presentes. A APFH apela agora à sua divulgação, incentivando os colegas a afixá-lo nas zonas de espera de doentes e familiares nos respetivos hospitais, bem como a partilhá-lo nas redes sociais.

14 de julho de 2023 | Publicações

Guia Prático para a Implementação da Consulta Farmacêutica em Oncologia

A Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares pretende continuar a apoiar os Farmacêuticos Hospitalares a nível nacional no desenvolvimento e implementação da Consulta Farmacêutica em Oncologia.

05 de maio de 2023 | Publicações

Orientações para a gestão segura de medicamentos oncológicos

A Comissão Europeia publicou uma nova orientação para a gestão segura de medicamentos perigosos em contexto ocupacional, com o objetivo de melhorar a proteção dos colaboradores expostos a este tipo de medicamentos.

21 de março de 2023 | Publicações

Rede de Bibliotecas da RACS – IndexRACS

A Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RACS foi criada a 1 de setembro de 2016, com a missão de “promover a formação e a cooperação científica na área das ciências da saúde, entre instituições de ensino superior e centros de investigação de países e comunidades de língua portuguesa”.

22 de novembro de 2022 | Publicações

Manual da APFH sobre antimicrobianos - 1ª edição

A Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) associa-se à Semana Mundial de Consciencialização Antimicrobiana (World Antimicrobial Awareness Week - WAAW), promovida pela Organização Mundial de Saúde, com o lançamento do MANUAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE FARMACÊUTICOS HOSPITALARES SOBRE ANTIMICROBIANOS.

13 de janeiro de 2022 | Publicações

O valor dos medicamentos e das vacinas no contexto da pandemia

O livro oferece uma síntese da fita do tempo da evolução do valor dos medicamentos utilizando como ponto de referência a luta contra a COVID-19.

16 de agosto de 2018 | Publicações

Conclusões - III Congresso Fundação SNS

A Fundação para a Saúde – SNS (FSNS), apresenta as conclusões do III Congresso SNS: Património de Todos, que decorreu nos dias 18 e 19 de maio, no Convento de São Francisc,o em Coimbra, o seucom o lema: “Gestão descentralizada e participada no Serviço Nacional de Saúde”.

01 de setembro de 2017 | Publicações

SAÚDE EM PORTUGAL - QUE PRIORIDADES

Elaborado em 2016 e agora publicado, nele encontramos dez medidas e recomendações prioritárias para a sustentabilidade do sistema nacional de saúde em Portugal.

17 de abril de 2015 | Publicações

Posicionamento APFH para os biossimilares dos anticorpos terapêuticos

Posicionamento APFH para os biossimilares dos anticorpos terapêuticos

17 de abril de 2015 | Publicações

DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR EAHP

Em anexo poderá ter acesso às Declarações Europeias da Farmácia Hospitalar. As declarações expressam os objetivos comuns definidos para cada sistema de saúde europeu no que respeita à prestação de serviços de farmácia hospitalar.
/includes/includes_article_viewone/articleViewOne.php + /website/article_view.php